segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Microsoft fecha Windows Live Spaces e move usuários para o Wordpress


A Microsoft resolveu descontinuar o Windows Live Spaces, seu serviço de blogs pessoais. Mas os usuários não vão ficar perdidos: a empresa fez parceria com a Automatic, dona do Wordpress, sem sombra de dúvidas a maior plataforma de blogs atualmente (considerando também o CMS, que é praticamente o mesmo da hospedagem gratuita).
Segundo o anúncio o Wordpress é responsável por servir cerca de 8,5% da web, sendo usado por cerca de 26 milhões de sites, e o Wordpress.com é visto por aproximadamente 250 milhões de pessoas todo mês. Não bastasse isso, a Automatic se dedica bastante ao sistema junto com a comunidade, sempre melhorando a plataforma. O interessante é que além de ter a hospedagem gratuita, o Wordpress pode ser usado por qualquer um com hospedagem própria, onde tem-se controle total do conteúdo e do banco de dados.
Os usuários do Windows Live Spaces poderão migrar seus blogs para o Wordpress, incluindo todos os posts, comentários e imagens.
A integração também facilita a união do Wordpress com o Windows Live Messenger (o "MSN", que mudou de nome faz tempo mas todo mundo ainda chama de MSN). Ao postar no blog os amigos recebem uma notificação.
Novas contas já serão feitas no Wordpress. Para os usuários atuais do Spaces ainda será possível baixar o conteúdo do blog, caso não queiram migrar diretamente.
Com o futuro lançamento do Windows Live Writer (parte do Windows Live Essentials 2011), software cliente de edição para blogs, o Wordpress passará a ser o serviço padrão no programa.
Ambas as empresas comemoram a parceria. Em vez de desperdiçar tempo com uma plataforma que não era 'top', até que faz mais sentido para a MS se juntar a uma ferramenta já consolidada no ramo de blogs. Particularmente espero que a MS só não compre a Automatic, já que isso colocaria em risco o desenvolvimento ativo do Wordpress atualmente :P

Nenhum comentário: