terça-feira, 28 de setembro de 2010

nVidia: chips ARM vão eclipsar os chips x86

Ninguém leva mais muito a sério as declarações de Jen-Hsun Huang, CEO da nvidia, mas de qualquer maneira esta é mais uma chamada à discussão.
Segundo ele, o mercado de computadores passará por mudanças fundamentais no futuro, como qualquer pessoa razoável poderá concordar e (a parte polêmica) que smartphones baseados em chips ARM irão ofuscar os computadores baseados em chips x86. Segundo ele "o PC do futuro será produzido por novos OEMs, vendido através de novos distribuidores e usará um novo conjunto de instruções... a arquitetura ARM será a arquitetura de processadores mais importante".
Embora os chips ARM estejam indiscutivelmente crescendo em importância e reinem absolutos nos smartphones e basicamente tudo que não seja um PC, notebook ou servidor, eles ainda estão longe de ameaçar diretamente os chips x86 no ramo dos computadores pessoais, devido a basicamente três fatores:
a) Desempenho bruto mais baixo que o de processadores como os core i5/i7 e do Phenom II
b) Falta de compabilidade com o Windows e softwares
c) Falta de apoio e de familiaridade com o uso da arquitura por parte de grandes OEMs como a Acer, Dell, etc.
Antes de chegar aos computadores pessoais, os chips ARM ainda precisarão vencer muitas batalhas no ramo de computadores portáteis (smartbooks, notebooks, etc.) e nos servidores. No dia em que os chips ARM forem populares nos servidores, os lançamentos de notebooks se dividirem entre modelos com chips x86 e ARM, a AMD anunciar uma nova geração de chips para computadores pessoais baseados na arquitetura e a Microsoft anunciar um port ARM do Windows 7, aí sim a Intel precisará se preocupar.

Nenhum comentário: